sábado, 4 de julho de 2009

Conheça mais sobre a Ilha de Cotijuba





Cotijuba possui cerca de 60 km² de extensão e 15 km de praias. Seu nome, na linguagem dos índios que habitavam o local, significa “trilha dourada”.


Distante a 45 minutos de barco partindo do porto de Icoaraci, Cotijuba, é banhada ao lado norte pela baía do Marajó. Pelo lado sul, encontra-se o furo do Mamão, um dos braços do delta do Rio Amazonas que corre na direção do oceano Atlântico. De um lado, a ilha apresenta onze praias que deixam o visitante de boca aberta pela exuberância da floresta nativa amazônica e pela quase intocada paisagem local. Praia do Bosque, do Farol, do Cemitério, do Amor, da Saudade, do Sossego, Praia Funda, praia da Flexeira, praia do Vai Quem Quer, praia da Pedra Branca e praia das Tintas, são praias que podem ser visitadas ao se desembarcar na ilha do Cotijuba.


((TRANSPORTE))
O transporte pelo interior da ilha é feito de charretes ou através de bondinhos que ajudam o visitante na descoberta do interior da ilha. De um lado a outro, quem se dispõe tem que caminhar por volta de uma hora do trapiche até a praia do Vai Quem Quer. Cotijuba possui cerca de dois mil habitantes. Número que cresce durante os feriados e finais de semana.


A ilha é cortada por trilhas que convidam a um belo passeio e onde é possível de se encontrar várias árvores frutíferas como jaca, taperebá e cupuaçu. Uma boa opção de passeio é começar visitando as ruínas do pavilhão Soldado Pantoja, onde funcionava parte do educandário Nogueira de Farias.


Quem tiver disposição e tempo pode fazer o percurso da praia do Bosque até a praia do Vai Quem Quer caminhando pelo litoral da ilha. A caminhada pelas praias vai fazer o visitante descobrir maravilhosas paisagens e se deliciar com o vento forte que atravessa a ilha de Marajó e chega até o local. Quem conseguir chegar até o Vai Quem Quer poderá dormir por lá e apreciar uma boa rodada de viola ao redor de uma fogueira, costume mantido pelos barraqueiros do local. Esta é uma boa opção para as noites de lua cheia.


Para se chegar a ilha toma-se um ônibus urbano até o trapiche do distrito de Icoaraci. De lá sai a todo o momento barcos para Cotijuba. A travessia dura por volta de 50 minutos.